Se você é gestor de postos de combustíveis e não sabe por que no fim do mês as contas não batem e o faturamento fecha abaixo do esperado, não se assuste! Isso pode ter uma explicação!
Alguns fatores responsáveis por perdas diárias de combustível são tão imperceptíveis, que passam “batido”, por mais que você tente acompanhar tudo 24h por dia. Muitas dessas perdas estão relacionadas ao processo de recebimento e armazenamento dos combustíveis.
Para você ter uma ideia, inicialmente consideradas insignificantes, essas perdas podem chegar a 10%, se não controladas.
Quer evitar esse transtorno com as contas no fim do mês? Então, acompanhe abaixo sete procedimentos essenciais a serem tomados para ter mais rentabilidade e prosperidade no seu posto!
AFERIÇÃO DAS BOMBAS DOS POSTOS – É de extrema importância que você treine sua equipe para fazer a correta aferição das bombas de combustíveis. Uma regra clara é manter o posto sempre com bombas modernas. Bombas mais velhas exigem uma aferição mais recorrente e deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
POSIÇÃO INADEQUADA NA HORA DE DESCARREGAR O COMBUSTÍVEL – Confira com atenção a posição em que o caminhão estará na hora do descarregamento do combustível no posto. É importante que o motorista coloque o caminhão com a inclinação adequada para que os produtos – gasolina, etanol e diesel – escorram em sua totalidade para os tanques de armazenamento.
CUIDADO COM OS VAZAMENTOS – Os vazamentos são preocupantes e não só por conta das perdas. Existe um grande risco de o combustível vazar para o solo e causar sérios danos ambientais. Por isso, faça a devida manutenção das paredes duplas dos tanques e, se estiverem antigas e com rachaduras, tire o que está sobrando do orçamento e construa novas estruturas.
DERRAME DE COMBUSTÍVEL – Saiba calcular exatamente a capacidade de armazenamento de combustível do posto para evitar que o caminhão descarregue volume maior do que os tanques costumam comportar. O transbordo dos produtos pode lhe causar dois problemas graves: 1) desperdício de combustível; 2) problemas ambientais pela contaminação do solo.
VOLUME VAZIO – Há casos em que, na hora da descarga, o entregador pode ludibriar o posto, colocando “volume vazio ou morto” nos tanques de armazenamento para completar o volume faltante. A seta, indicador que marca o nível de volume de combustível que cabe no caminhão-tanque, pode ser alterada para enganar os donos de postos. Além disso, é importante mensurar o estoque antes e depois da descarga, para um controle mais efetivo do volume de combustível adquirido.
PERDAS DE VOLUME DO COMBUSTÍVEL – Líquidos como etanol ou gasolina são voláteis e podem variar de volume conforme a temperatura, ou para mais ou para menos. Nesse caso, para evitar perdas de volume é preciso medir a temperatura do combustível e calcular a diferença de volume que pode ter ocorrido desde a saída da distribuidora até o final da descarga nos tanques de armazenamento.
EVAPORAÇÃO – Quando armazenado nos tanques dos postos, os combustíveis podem perder volume, devido à evaporação. Existem algumas membranas de recuperação de combustível que, se instaladas nos canos de evaporação dos tanques, evitam perdas. As membranas fazem com que o oxigênio seja deslocado para os canos sem causar pressão no tanque e evitam que o combustível evapore.